O estudo de que trata a presente tese tem seu foco na análise dos processos de aquisição da qualificação de trabalhadores num segmento da indústria – o complexo petróleo-petroquímica – que, além de central à dinâmica da região, tem sido tradicionalmente afeito a características hoje consideradas próprias aos chamados “novos paradigmas de uso e gestão do trabalho”. Busca entender e explicar, com base no conceito de “aquisição da qualificação”, formulado a partir das noções de “continuum experiencial”, desenvolvida por Dewey, de “zona de desenvolvimento proximal”, desenvolvida por Vygotsky e de “ação comunicativa”, desenvolvida por Habermas, como, onde e quando os trabalhadores adquirem suas qualificações. Para isso, a pesquisa procura identificar os loci de aquisição da qualificação dos operadores de três unidades de processamento de petróleo, distintas entre si por suas idades tecnológicas e importância no processo produtivo do setor da Refinaria a que pertencem. Os resultados da pesquisa indicam que as mudanças tecnológicas e organizacionais, ao tempo em que se inclinam a minimizar e tornar convergentes as transformações intra-institucionais, aproximando tendências no gerenciamento interno das unidades da Empresa, maximizam distinções inter-individuais no que diz respeito aos trajetos e percursos formativos dos trabalhadores, alterando com isso, os requisitos e as fontes de aquisição da qualificação, bem como modificando as percepções e formas de valorizar tais aquisições, tanto sob o ponto de vista das gerências, quanto dos trabalhadores.